No dia 17 de dezembro de 2018, o sorteio Libertadores 2019, considerado um dos eventos mais importantes do futebol sul-americano, foi realizado em Luque, no Paraguai. Este sorteio definiu os grupos e partidas da fase inicial do torneio, e as expectativas de cada clube participante cresceram à medida que foram conhecendo os seus adversários.

Dentre os 47 participantes da Libertadores 2019, estão equipes tradicionais como Boca Juniors, River Plate, Independiente, Flamengo, Grêmio e Palmeiras. A competição é tão grandiosa que até o campeão da Europa, o Real Madrid, também demonstrou interesse em participar. Esse fato só evidencia a dimensão da Conquista da América.

Os brasileiros são fortes candidatos ao título deste ano. O Flamengo, que não vence a competição desde 1981, terá grupos complicados pela frente, mas está confiante em seu elenco e no seu novo treinador, Abel Braga. O Grêmio, que foi finalista na temporada passada, também visa conquistar a Libertadores em 2019. O treinador, Renato Portaluppi, disse que se prepara há muito tempo para esse momento.

O Palmeiras, embora tenha perdido o título na última temporada, entra na Libertadores como o atual campeão brasileiro e quer manter a sua hegemonia no cenário nacional e continental. Já o São Paulo, que retornou à Libertadores, espera aproveitar a sua nova chance para resgatar a tradição vencedora do clube.

Clubes argentinos, como Boca Juniors e River Plate, são conhecidos pela sua tradição na Libertadores. O Boca Juniors, seis vezes campeão da competição, busca reencontrar-se com o título após dez anos, contando com a experiência do seu treinador, Gustavo Alfaro. O River Plate, atual campeão, terá que superar a ausência de jogadores importantes, como Pity Martínez e Gonzalo Pity Martínez.

Outros clubes sul-americanos também se preparam para a Conquista da América. O Internacional, que fez um bom Campeonato Brasileiro em 2018, espera fazer frente aos grandes nomes da competição. O Cerro Porteño, principal clube paraguaio, busca surpreender e alcançar a glória alcançada por Olimpia em 2002.

O sorteio Negro configurou grupos difíceis para as equipes brasileiras. O Flamengo terá pela frente Peñarol, o temível San José e a LDU. O Grêmio enfrentará Rosário Central, Universidad Católica e o time colombiano Tolima. O Palmeiras terá pela frente o Junior Barranquilla, o Alianza Lima e o Melgar. O Santos, que só entrou nas fases preliminares, terá que passar pelo River Plate uruguaio.

O Palmeiras é considerado um dos favoritos para vencer a Libertadores. A equipe liderada por Luiz Felipe Scolari levou o campeonato nacional do ano passado e reforçou-se bem para a temporada 2019. O Flamengo também está bem cotado para fazer bonito na Libertadores, além de ter um elenco de peso e estar em busca de títulos há muitas temporadas.

Todas as equipes que participam do sorteio Libertadores 2019 estão cientes de que não haverá jogos fáceis, e que a competição exige muito esforço físico e técnico. No entanto, essa é a essência do futebol sul-americano, sempre jogado com muita paixão e emoção. Aos poucos, os clubes vão definindo as suas estratégias para alcançar a sua Conquista da América. O torcedor sul-americano não vê a hora de ver a bola rolar.